terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O Cinema de Yuriy Norshteyn


Yuriy Norshteyn nasceu de uma família judia, na vila de Andreyevka, Penza Oblast (Rússia), durante o exílio dos seus pais em decorrência da II guerra mundial. Ele cresceu em Marynia Roshcha, um subúrbio em Moscou. Depois de estudar numa escola de artes, Norshteyn encontrou, a princípio, trabalho numa fábrica de móveis. Logo após, terminou um curso (2 anos) de animação e encontrou emprego no estúdio Soyuzmultfilm em 1961. O primeiro filme do qual ele participou como animador chama-se "Who Said Meow?"(1962).

Depois de trabalhar como artista de animação em uns 50 filmes, Norshteyn teve a chance de dirigir seus próprios trabalhos. Em 1968 ele estreou com 25th October, the First Day, dividindo os créditos de direção com Arkadiy Tyurin. O filme usou a arte dos artistas sovietes da era de 1920, Nathan Altman e Kuzma Petrov-Vodkin.

O próximo filme no qual ele teve um papel maior foi The Battle of Kerzhenets (1971), uma co-produção com o diretor de Animação Russa Ivan Ivanov-Vano, com quem Norshteyn já havia trabalhado anteriormente no filme Time of  the Year (1969).

Durante os anos '70 Norshteyn continuou a trabalhar como animador em muitos filmes, e também dirigiu vários. Enquanto a década progredia, sua técnica tornava-se mais sofisticada, assemelhando-se menos a cutouts (técnica em que o animador utiliza-se de materiais como papel, cartolina, fotografias, etc... até hoje o Norshteyn faz uso do tradicional cutout) 2-d, e mais a pinturas , ou sofisticados esboços (os chamados sketches) a lápis.


Norshteyn usa uma técnica especial, envolvendo planos de vidro múltiplo para dar um aspecto 3-d na sua animação. A câmera é localizada no topo mirando para baixo em séries de planos de vidro a mais ou menos um metro de profundidade. Os planos de vidro individuais podem mover horizontalmente, para adiante e para longe da câmera (para dar o efeito da personagem movendo-se para mais perto, ou para longe).

Por muitos anos ele tem colaborado com sua esposa, a artista Franchesca Yarbusova, e o cinematógrafo Alexsandr Zhukovskiy.

Ao longo do fim dos '70 e começo dos '80, as animações de Norshteyn foram premiadas com prêmios locais e internacionais. Então, ironicamente, ele foi demitido da Soyuzmultifilm em 1985 por trabalhar vagarosamente em seu último filme,  uma adaptação "feature-length" (filmes com duração de 40 minutos ou mais) do Overcoat, intitulado "O Capote" aqui no Brasil, do escritor russo Gogol. Naquele tempo ele estava trabalhando com seu habitual time de 3 pessoas durante dois anos, e nesse ínterim havia terminado 10 minutos de filme.

Em 1993, Norshteyn e outros 3 grandes animadores (Fyodor Khitruk, Andrey Khrzanovsky, e Edward Nazarov) fundaram a Escola de Animação e Estúdio ( SHAR Studio) na Rússia. O Comitê de Cinema Russo está entre os donos do estúdio.

Até hoje Yuri está trabalhando no Overcoat - seu perfeccionismo ardente o fez ganhar o apelido de "The Golden Snail" (traduzindo, a lesma dourada...rs). O projeto enfrentou vários problemas financeiros e falsos inícios, porém Norshteyn alega que atualmente tem recebido fundos de fontes confiáveis, de dentro e de fora da Rússia. Até agora  foram completados 25 minutos de filme, ao menos. Alguns clips de curta, baixa-resolução estão disponíveis ao público, porém os links citados estão desativados, então catei este curtíssimo no youtube. Os primeiros 20 minutos do filme tem feito turnê entre várias exibições dos trabalhos de Norshteyn nos museus russos. Estima-se que o filme completo dure 65 minutos.

o lobo cinza, símbolo da Rússia, e personagem de uma de suas animações mais conceituadas e premiadas, Tale of Tales (1979)

Norshteyn escreveu um ensaio para o livro de Giannalberto Bendazzi sobre o animador de pinscreen ( é uma técnica desenvolvida pelo próprio Alexeieff que faz uso de uma tela repleta de pinos móveis, que pode ser movida para dentro ou para fora ao pressionar um objeto sobre a câmera. A tela é acesa de lado para que os pinos captem as sombras.) Alexander Alexeieff intitulado Alexeieff - Itinerary of a Master.

Em 2005 ele realizou um livro de linguagem russa intitulado Snow on the Grass. Fragments of a Book. Lectures about the Art of Animation, somando um número de leituras que ele produziu sobre a arte da animação. Naquele mesmo ano, ele foi convidado como "animador convidado" para trabalhar no filme de animação de fantoches  de Kihachiro Kawamoto, The Book of the Dead.

o porco-espinho, personagem central do curta extremamente lúdico, Hedgehog in the Fog (1975)

Em 10 de agosto de 2008, a versão completa do livro Snow on the Grass. Fragments of a Book. Lectures about the Art of Animation. foi relançado (o "incompleto" de 2005 continha 248 páginas). O livro, o qual foi impresso na República Tcheca e patrocinado pelo Sberbank (maior banco da Rússia e do Leste-Europeu), consiste de dois tomos, 620 páginas e 1.700 ilustrações coloridas. O estúdio parou de trabalhar no Overcoat por aproximadamente um ano enquanto Norshteyn trabalhava na produção do livro.

O Yuriy deu origem a animações cheias de simbolismos, beleza e simplicidade. Em breve serão postados novos artigos a respeito de suas obras mais famosas: Tale of Tales, e Hedgehog in the Fog. Por ora é só. 

Ah! "Tradução e versão, com algumas notas adicionais de um artigo (o original, aqui) encontrado na Wikipedia, sobre o animador russo citado acima." Enjoy it. :)




Nenhum comentário:

Postar um comentário